162 views 0 comments

PS4 é cerca de 50% mais rápido que Xbox One, dizem desenvolvedores

by onSeptember 13, 2013
 

Desenvolvedores da indústria de games informaram à revista EDGE que o Playstation 4 é cerca de 50% mais rápido que o Xbox One no processamento de games. E isso estaria diretamente relacionado ao tipo de memória interna do console da Sony (GDDR5) em relação ao da Microsoft (DDR3).

Além disso, a ALU (Unidade Lógica Aritimética) do PS4 também seria cerca de 50% mais rápida que o Xbox One. “Um exemplo do que poderia resultar essa diferença é que, um trabalho de desenvolvedor de plataforma poderia conseguir games rodando a 30 quadros por segundo em 1920x1080p no PS4, mas apenas 20 e poucos quadros em 1600×900 no Xbox One. O Xbox One é mais fraco e é um problema usar a memória dele”, explicou um desenvolvedor à revista.

ps4-xone

 

O mesmo desenvolvedor ainda deu mais detalhes à revista sobre o Xbox One. “É uma memória rápida, mas de quantidade muito limitada”. Segundo ele, é exatamente por isso que não teria vantagens significativas no desempenho dos jogos no videogame.

Vale lembrar que em agosto, a Microsoft já havia anunciado aumento de 53MHz no clock da GPU do Xbox One e, no começo deste mês, o processador do console ganhou upgrade de 150MHz. Além disso, o sistema poderia até mesmo ganhar melhorias através do processamento de games pela nuvem.

Upgrades modestos 

Segundo a EDGE, os incrementos de GPU e CPU são um indicativo de que a Microsoft está ciente da defasagem em relação ao concorrente. Contudo, essa melhora não seria o suficiente para serem os games serem parelhos na qualidade visual entre ambas as plataformas. “As atualizações não mudam muita coisa. Mas é claro que é melhor que nada”, disse uma outra fonte à revista.

Ainda assim, a Microsoft recentemente se pronunciou sobre as diferenças de hardware entre PS4 e Xbox One e disse que há exageros de várias partes e que as plataformas são, na verdade, bem equilibradas.

comparativo_next-gen-1

“Não estou querendo desconsiderar o desempenho bruto. Só quero reforçar que a diferença de performance otimizada entre elas não é tão grande os números brutos mostram por aí e fazem os consumidores acreditarem nisso. Existem coisas sobre a arquitetura do nosso hardware que não está totalmente entendida e existem coisas sobre o hardware deles [Sony] também que os fazem ser bem equilibrados”, disse Albert Penello, diretor de planejamento de produtos da Microsoft, em um post no NeoGAF.