199 views 0 comments

Review: F1 2013

by onMarch 5, 2014
 

f12013

F1 2013 é o game oficial do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2013, licenciado pela FIA, e contando com todas as 19 pistas, 11 equipes e 22 pilotos titulares que participaram do campeonato.

Lançado em Outubro de 2013 pela Codemasters, para as plataformas Xbox 360, Playstation 3 e PC, o game segue o padrão de qualidade dos jogos de corrida da empresa, desafiando o jogador em todos os aspectos do jogo.

Ao iniciar o jogo, o jogador é apresentado ao Teste dos Jovens Pilotos, que vem a ser o tutorial do jogo. O teste consiste em uma sequência de desafios curtos, realizados no circuito de Yas Marina, e que visam familiarizar o jogador aos comandos do jogo e à forma correta de dirigir o carro. Atenção especial deve ser dada aos testes de frenagem e de uso dos sistemas KERS e DRS, que são praticamente obrigatórios para a conquista de bons tempos, até mesmo nos níveis de dificuldade mais fáceis.

Após concluir o Teste dos Jovens Pilotos, o jogador está liberado para acessar os outros modos do jogo, como o modo carreira, o modo corrida avulsa, o modo online, etc.

A maioria dos modos de jogo são tradicionais aos jogos de Formula 1 já lançados. A novidade da vez é o modo clássico, que adiciona alguns carros e circuitos das décadas de 80 e 90. Este modo é vendido como DLC, mas foi distribuido gratuitamente com o jogo na época do lançamento, e talvez ainda seja possível adquirir uma versao do jogo com a DLC incluída.

O modo clássico adiciona os circuitos de Estoril, Imola, Brands Hatch e Jerez, e os seguinte carros e pilotos:

  • Williams FW07B (Alan Jones e Alain Prost)
  • Lotus 98T (Mario Andretti e Emerson Fittipaldi)
  • Williams FW12 (Nigel Mansell e Damon Hill)
  • Lotus 100T (Mika Hakkinen e Satoru Nakajima)
  • Ferrari F1-87/88C (Michael Schumacher e Gerhard Berger)
  • Williams FW14 (Nigel Mansell e David Coulthard)
  • Ferrari F92A (Jean Alesi e Ivan Capelli)
  • Williams FW18B (Damon Hill e Jacques Villeneuve)
  • Ferrari F310 (Michael Schumacher e Gerhard Berger)
  • Ferrari F399 (Jody Scheckter e Eddie Irvine)
  • Williams FW21 (Alain Prost e Ralf Schumacher)

Andar em Imola com a Williams FW14 do Nigel Mansell é um dos meus passatempos favoritos! Mas vale lembrar que nem todos os pilotos listados acima chegaram a correr com esses carros. No jogo estes pilotos adicionais são listados como pilotos da “Equipe lendária”.

Também vale mencionar o modo online, que funciona muito bem tecnicamente, mas os jogadores em geral não guiam de forma muito segura, digamos assim… :-)

Caso não queira se estressar com as batidas, procure um grupo de conhecidos para jogar de maneira civilizada.

No geral o jogo é excelente, agradando tanto aos fãs da Formula 1 quanto aos fãs do automobilismo em geral. O jogo requer alguma habilidade na direção, mas não deixa de ser divertido e proporcionar muitas horas de jogo.

Vale a compra!