160 views 0 comments

Segredos de 11 clássicos dos video games

by onMay 27, 2013
 

1 – Super Mario

mario
Depois de fazer sua estréia japonesa em Donkey Kong a Nintendo ainda tinha o jogo Super Mario com o nome “Jumpman”.

Foi após um episódio com o proprietário do prédio alugado pela Nintendo que veio exigir o aluguel daquele mês. Seu nome era Mario Segale, e seu nome foi a inspiração para o Herói “Jumpman” se tornar Mario Bros e assim tornou-se o personagem com o rosto mais conhecido pela Nintendo.

 

2 – Sonic

sonic
Confrontado com o domínio da Nintendo e seu herói encanador, a Sega decidiu criar o seu próprio mascote que seria capaz de encabeçar um legado e levar o sucesso da empresa em seus Ombros. O Resultado foi SONIC, o Ouriço espinhudo, originalmente chamado de “MR. Needlemouse” (Rato agulha?? ainda bem que ficou Sonic).

As Cores do personagem foram escolhidas para combinar com o logo azul da Sega, mas o mais interessante de tudo é que de acordo com o designer do personagem Naoto Ohshima, o contraste vermelho e branco na capa do álbum Bad do Michael Jackson lançado em 1987 inspirou a escolha de cores para os sapatos de Sonic.

 

3 – Street Fighter II

streetfighter2
Jogo lançado em 1991, 4 anos após o lançamento do primeiro em 1987 provou ser um dos melhores jogos de luta.

O mais interessante, os famosos Combos descritos como sequencias de golpes que o oponente não consegue defender, na verdade era tido como um BUG no primeiro street Fighter porem com o prazo muito curto eles não tiveram tempo de corrigir e hoje acabou deixando de ser um BUG para ser uma das principais características do jogo.

 

4 – Final Fantasy

Final_Fantasy
Uma das franquias de RPG mais populares de todos os tempos tem o nome por ter se tornado a última tentativa de seu criador Hironobu Sakaguchi, ele nomeou o jogo pois ele planejava deixar a industria de games caso este não desse certo. Seria então a sua “Fantasia Final”.

Apesar da pequena equipe de desenvolvedores que estava empenhada no jogo, ele conseguiu vender um total de 400 mil copias inicialmente e uma longa sequência de remasterizações nos próximos anos acabou não sendo sua Final Fantasy.
Sakaguchi por vários anos foi o Presidente da Square USA após este feito.

 

5 – Metroid.

metroid
Um jogo Fantástico por conta própria. Lançado em 1986 tornou-se uma lenda por trazer uma surpresa na fase final.

Uma cena ao termino revela que na verdade quem esta dentro do traje é na verdade uma mulher, esta revelação chocante não era algo que havia sido planejado desde o início e o resultado foi que no meio do desenvolvimento um dos programadores perguntou: “Ei, não seria legal se ao termino descobri-se que esta pessoa dentro da armadura era na verdade uma mulher?”.

A essa altura, o filme Alien (1979), de Ridley Scott, já fazia bastante sucesso, protagonizado pela heroína Ellen Ripley (Sigourney Weaver), o que incentivou ainda mais a aceitação da ideia.

 

6 – Mike Tyson’s Punch-Out

mike-tyson-punch-out
Este jogo e uma lenda para os jogadores da Old-school, mais tanto seu herói como o inimigo no topo do ranking tiveram histórias interessantes. O litlle mac na verdade tem este novo por causa do “Big Mac” do Mc Donalds, ele faz referencia ao fato de que ele teve que ser feito baixinho para dar a impressão de um oponentes mais alto que ele.

Do outro lado do ringue, o fundados da Nintendo Minoru Arakama obteve por 3 anos o direito de imagem sobre o lutador Tyson que estava em seu precoce sucesso no valor de U$50.000 assim passando este nome ao oponente.

 

7 – Mortal Kombat

mortal
Um dos mais populares e controversos jogos de todos os tempos, Mortal Kombat teve sua origem em uma tentativa de fazer um game para Jean-Claude Van Damme. O plano original era combinar elementos de luta existentes nos filmes Soldado Universal e O Grande Dragão Branco em um jogo no qual o ator iria combater vários inimigos diferentes. Acontece que a parceria com Van Damme não deu certo.

Ainda assim, a equipe resolveu dar sequência no projeto. E concluíram com sucesso. Mortal Kombat se tornou um sucesso absoluto e uma referência para todos os jogos de luta, quebrando praticamente todos os recordes de vendas possíveis para uma franquia de videogame.

Bom, acho que você pode imaginar de onde é que veio a ideia de criar Johnny Cage, um super star de cinema tentando mostrar seus talentos com artes marciais, cujo movimento principal é uma abertura total das pernas em direção do chão, seguido de um soco.

 

8 – Metal Gear

metalgear
Um dos primeiros jogos deste tipo o clássico Metal Gear da Konami 1987 não começou como uma aventura em evitar inimigos e batalhar o minimo possível. Inicialmente concebido como um jogo de combate padrão, as limitações dos consoles que estava sendo desenvolvido forçou o designer Hideo Kojima a repensar a sua abordagem para o projeto .

Ele se inspirou então no filme Fugindo do Inferno, de 1963, no qual 76 soldados planejam cuidadosamente sua fuga de um campo de concentração. O designer decidiu que a estrutura do jogo envolveria movimentos de evasão, se esgueirar e se esconder, evitando ser visto, em vez de atirar nos inimigos e o jogo explodiu em vendas ganhando várias sequências, como o ótimo Metal Gear Solid.

 

9 – Tomb Raider

tombraider
Esse é outro game que começou sendo pensado como um título estrelado por um herói do sexo masculino, mas mudou no meio do caminho. O jogo Tomb Raider teria como principal personagem um arqueologista com laço, incomparável faro por tesouros e humor ácido.

Com medo de um óbvio processo de direitos autorais que viria dos criadores de Indiana Jones, o estúdio pediu que o designer Toby Gard promovesse uma das personagens secundárias para o papel principal. Era uma moça chamada Laura Cruz, uma caçadora de tesouro sul-americana com cabelos longos e shorts curtos.

Após uma revisão, o estúdio tentou deixar a personagem mais amigável aos britânicos por conta de uma parceria com a EIDOS, com sede no Reino Unido. Foi então que Lara Cruz se tornou Lara Croft, uma das personagens mais conhecidas do mundo dos games.

 

10 – Legend of Zelda

zelda
Desenvolvido simultaneamente com Super Mario Bros, o nome da princesa foi inspirado pela romancista Zelda Fitzgerald. O produtor Shigeru Miyamoto costumava dizer que ela era uma mulher famosa e linda, em todos os sentidos e que adorava como seu nome soava.

 

11 – Residente Evil

residentevil
O que era pra ser um remake de Sweet Home, um RPG numa casa assombrada feito pela Capcom nos anos 80, se tornou o mais popular jogo de Survival horror de todos os tempos.

Os desenvolvedores tinham como pauta um game de tiro em primeira pessoa, mudaram os conceitos e programaram o jogo em terceira pessoa, usando como referências materiais de livros e filmes de suspense e terror, como O Iluminado.
Muitos dos cenários são bem semelhantes ao Overlook Hotel, inclusive.

Fonte
(toad.com.br)
(mentalfloss.com)