125 views 0 comments

Windows 8: primeiras impressões

by onDecember 19, 2012
 
win8

Tela inicial do Windows 8

Demorou mas a Microsoft começou a padronizar seus produtos e o carro chefe é o Windows 8 com a sua elegante interface Metro. Desde o Windows 95, eu acho que eles seguiam aquela mesma cara, com o clássico botão de iniciar.

Como todo começo de um novo ciclo, nem tudo são floresm mas reconheço que foi preciso coragem para fazer o que a empresa do tio Bill fez.

Logo na instalação o sistema pede uma conta da Microsoft, acabei usando uma conta do Hotmail que tenho mas quase nem uso. Depois de instalado a primeira coisa que fiz foi mudar pra uma conta genérica.

A sessão de Start, conta com varias caixas que nada mais são do que grandes icones de atalhos para os aplicativos.

No começo pode parecer um pouco confuso, mas nada que complique demais a vida. O grande problema é, caso tenha varias caixas fica um pouco desgastante para encontrar os programas porque pode gera uma lista imensa.

Além destas caixas, temos a clássica área de trabalho, aplicativos tipo navegadores, editores de texto ou código e pastas, todos abrem nesta área de trabalho. Os demais, funcionam como uma área de trabalho particular ocupando todo espaço da tela. Fica a sensação que alguns programas trabalham com seus próprios desktops.

O conceito de minimizar aplicativos fica restrito somente aos que abrem na clássica área de trabalho. Não sei dizer se isso é bom ou ruim.

Alguns problemas de usabilidade como esconder botões botões de ação, restringir o acesso de um menu em um ponto especifico da tela não ficou bom e precisam ser corrigidos, na minha opinião claro!

De modo geral, gostei do resultado do Windows 8, porém, este é só o primeiro passo de uma grande jornada que a Microsoft tem pela frente.